O PPGO tem como objetivo geral a formação do docente crítico e do pesquisador independente, em sete áreas de concentração que se articulam no processo ensino/aprendizagem, integrando em uma série de atividades que primam pela densidade científica e pela inserção social e ética de ações em saúde bucal.

Os objetivos específicos que norteiam o PPGO são:

1) Promover a formação científica e intelectual a partir de disciplinas que enfatizem o desenvolvimento da pesquisa qualificada, inovadora e compromissada socialmente;

2) Desenvolver na formação do egresso, em ambos os níveis, uma sólida capacidade investigativa, possibilitando senso crítico e de reflexão para o ensino e a geração de conhecimento;

3) Permitir uma base de ensino horizontal, sendo que os atores do processo ensino-aprendizagem são co-partícipes deste projeto e, portanto, estimulados ao aprendizado independente, à crítica e à reflexão, levando-os a uma formação pedagógica adequada e necessária para aqueles que ingressarem na docência;

4) Articular o conhecimento nas sete diferentes áreas de concentração, sendo que essas circulam ao redor de um eixo comum voltado para a formação de mestres e doutores em Odontologia;

5) Garantir uma estrutura pedagógica flexível e integralizadora dos níveis de mestrado e doutorado;

6) Articular o conhecimento em cinco linhas de pesquisa articuladas com as sete áreas de concentração existentes no Programa;

7) Viabilizar o trânsito dos corpos docente e discente de maneira integrada e cooperadora na maioria das disciplinas formadoras, independente da área de concentração;

8) Possibilitar a integração entre os níveis de mestrado e doutorado bem como a graduação, e

9) Finalmente, mas não menos importante, fortalecer a produção intelectual da equipe de professores e alunos envolvidos, não somente ao que se refere à sua visibilidade como também ao seu impacto na sociedade.

Esses objetivos coadunam com as diretrizes do PDI/UFMG, Período 2018 a 2023, e detalhadas nas páginas 59 a 71 (https://www.ufmg.br/pdi/2018-2023/wp-content/uploads/2019/03/PDI-revisado06032019.pdf ). Ao longo deste texto esse forte vínculo institucional será destacado.

A estrutura pedagógica articulada e flexível, pautada na formação científica e pedagógica, busca capacitar profissionais para a docência crítica e para a pesquisa, com competência para se instalarem em outras regiões do país e no exterior. Pretende-se ainda que tenha uma formação sólida que o permita ingressar em diferentes setores produtivos, não somente a academia, bem como setores de gestão.