O processo de seleção de bolsistas no Programa de Pós-Graduação em Odontologia acontece anualmente após o processo seletivo de alunos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Para a seleção, o Colegiado nomeia uma comissão composta por docentes e um discente (não participante do processo) que avaliará cada um dos requerimentos e sua respectiva documentação. Após esta avaliação, é divulgado um Quadro com a classificação de todos os participantes do processo, que definirá quais serão os alunos contemplados.

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia conta com uma cota variável de bolsas concedidas pelo CNPq, CAPES e FAPEMIG, que dependem da avaliação do programa feita pela CAPES. Esta avaliação inclui, dentre outros quesitos, a dedicação do corpo discente ao Programa e, para tal, itens como fluxo discente, tempo de titulação dos alunos e sua produção intelectual são avaliados. É importante destacar que não há garantia de bolsa para todos os alunos e nem de renovação automática a cada ano.

As bolsas são destinadas a alunos sem vínculo trabalhista ou que não exerçam atividades profissionais remuneradas e que se dediquem integralmente às atividades da Pós-Graduação. Estudantes com vínculo ou atividade profissional podem se candidatar a bolsas, desde que respeitem às normativas da UFMG e das agências de fomento. As bolsas de doutorado têm duração máxima de 48 meses obedecendo aos prazos para titulação e demais normas apresentadas neste EDITAL. Recomendamos a leitura atenciosa das normas gerais que regem a concessão de bolsas. Normas específicas podem ser consultadas nos sites das agências de fomento.