Apresentação
A Residência Pós-Doutoral na UFMG está regulamentada pela Resolução 02/2017 de 23 de maio de 2017 do Conselho Universitário. Consiste no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão por portador do título de Doutor, em tempo integral.
De acordo com o art. 2º da Resolução citada, o candidato interessado em se candidatar à Residência Pós-Doutoral deverá submeter, ao Colegiado de Curso de Pós-Graduação da área de seu interesse, a seguinte documentação:
I – requerimento de inscrição, no modelo disponibilizado pelo Programa de Pós-Graduação;
II – cópia do diploma de Doutor ou documento que comprove a conclusão do Doutorado;
III – plano de trabalho com descrição de todas as atividades propostas, com anuência do supervisor indicado, que deve ser docente credenciado junto ao Curso de Pós-Graduação;
IV – curriculum vitae gerado pela Plataforma Lattes do CNPq, ou, no caso de candidato estrangeiro, currículo impresso.
É de responsabilidade do candidato obter as aprovações exigidas pela legislação pertinente para a execução das atividades de pesquisa.
O candidato à Residência Pós-Doutoral que tiver seu pedido aprovado pelo CPGO ficará vinculado à UFMG mediante Registro Acadêmico em Residência Pós-Doutoral e matrícula na atividade “Desenvolvimento de Projeto Pós-Doutoral”.
Após a aprovação de seu relatório final de atividades, o residente pós-doutoral poderá requerer certificado junto à secretaria do curso em que realizou a sua residência. A secretaria tramitará o pedido para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que emitirá o documento.
Registro Acadêmico
O registro acadêmico do residente pós-doutoral será feito pelo DRCA, mediante o envio, pela Secretaria do Curso, dos seguintes documentos:
- Comunicação informando o(s) nome(s) do(s) novo(s) residente(s) e encaminhando a documentação;
- Formulário de Requerimento de Registro em Residência Pós-Doutoral (disponível no site https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Registro-de-Residencia-Pos-Doutoral). O formulário é individual (um para cada futuro residente) e deve ser completamente preenchido pela secretaria e pelo futuro residente, inclusive assinado por ambos;
- Documento de Identidade (caso o residente seja estrangeiro, deverá apresentar cópia da página de identificação do passaporte, página do visto e, se possuir, Cédula de Identificação de Estrangeiro emitida pela Polícia Federal);
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Diploma de doutorado ou documento equivalente que comprove a conclusão do curso de doutorado (documentos que informem a necessidade de apresentação de versão final corrigida de tese como condição para fazer jus ao título de Doutor não serão aceitas);
- Comprovante de endereço no Brasil.