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Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia

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Autoavaliação e Planejamento

Autoavaliação

O Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia (CPGO) já desenvolvia várias estratégias de autoavaliação desde a década de 1990. Frente às recentes demandas de autoavaliação da pós-graduação da UFMG (Projeto de Autoavaliação da Pós-Graduação na UFMG)  e órgãos externos, identificou-se a necessidade de unificar as diferentes estratégias avaliativas do CPGO em uma única proposta. Foi criada uma Comissão de Estruturação da Autoavaliação dos Programas Stricto Sensu (Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico e Doutorado), composta por membros de ambos os níveis (Portaria Nº 2-2019) que elaborou uma proposta única. Tendo em vista as particularidades do Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública (MPOSP), as Professoras Andréa Maria Duarte Vargas e Lívia Guimarães Zina, Coordenadoras do Mestrado Profissional à época, foram responsáveis pela adequação do projeto para o curso (PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA DE SAÚDE PÚBLICA)

Em 2020 foi nomeada a primeira Comissão de Autoavaliação, composta exclusivamente por docentes do MPOSP (Declaração Coordenação do curso). Em função das dificuldades inerentes ao período da pandemia e a necessidade de aprofundar os estudos e compreensão sobre a proposta de autoavaliação da CAPES (Relatório do Grupo de Trabalho da Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, publicado em 2019), poucos foram os avanços da Comissão neste ano. A partir de 2021 houve uma série de mudanças na composição da Comissão, tendo sido incluídos discentes do curso e servidora técnico-administrativa, ao final do ano (Portarias CPGO Nº 06/2021 e Nº 18/2021). Em dezembro/2022 houve nova mudança na composição da Comissão de AA, com o desligamento e inserção de docentes, assim como a incorporação de discentes da turma que ingressou em 2022 (Portaria CPGO Nº 18/2022). Nova mudança ocorreu em março/2023 (Portaria CPGO Nº 03/2023) e finalmente, em janeiro/2024, houve nova mudança, com inclusão de discente ingressante em 2023 (Portaria CPGO Nº 01/2024).

As fases da autoavaliação estão apresentadas nas figuras abaixo, tendo sido iniciadas com a autoavaliação diagnóstica em 2021 e os resultados apresentados aos docentes e discentes, no I Seminário de Autoavaliação, realizado em fevereiro/2022. Em seguida, foram formados 5 Grupos de Trabalho (GT), compostos por docentes e discentes, para discussão dos dados da autoavaliação diagnóstica. Os dados coletados foram organizados e disponibilizados pela Comissão, para os GT analisarem. Foram realizadas reuniões ao longo dos meses de abril a setembro/2022 para os GT apresentarem as análises dos dados discutidos, para toda equipe docente do curso. A partir das discussões e relatos apresentados, a Comissão de Autoavaliação elaborou, ao longo do 2º sem/2022, uma proposta de matriz autoavaliativa, composta pelos seguintes aspectos: padrão de qualidade, indicador, meta, prazo para alcance da meta, estratégia de coleta dos dados, resultado do indicador e classificação da qualidade. A proposta da matriz foi apresentada aos GT no II Seminário da Autoavaliação, realizado em 17/03/2023. Foi realizada discussão pelos GT e definido o encaminhamento de cada GT revisar a matriz, de acordo com a dimensão/subdimensão pela qual ficou responsável na etapa anterior, de análise dos dados da autoavaliação diagnóstica. A versão revisada foi consolidada pela Comissão de Autoavaliação, apresentada e discutida no III Seminário da Autoavaliação, realizado em 19/05/2023. A partir daí os GT se organizaram para iniciar a coleta de dados do I ciclo de autoavaliação, tendo sido realizada pela Comissão de Autoavaliação uma ação de sensibilização e mobilização no IV Seminário, que aconteceu em 27/02/2024. Neste dia foram discutidos detalhes sobre a operacionalização da coleta de dados pelo GT como, por exemplo, a criação de formulários online para serem respondidos pela comunidade acadêmica. Foi estabelecida a seguinte proposta de cronograma de execução: elaboração das ferramentas/instrumentos e coleta de dados (março-abril/2024), coleta e análise dos dados (maio/2024) e apresentação dos resultados (junho/2024). Ao longo de todo esse processo, a Comissão de Autoavaliação acompanhou e deu suporte aos trabalhos dos GT, pelos representantes distribuídos entre cada um deles. Em 21/06/2024 foi realizado o V Seminário da Autoavaliação, para apresentação dos resultados da coleta de dados pelos GT. Posteriormente, os dados foram consolidados na matriz autoavaliativa pela Comissão de Autoavaliação, os quais estão apresentados no PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA resultados da autoavaliação diagnóstica e planejamento dos ciclos autoavaliativos.

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA DA FAOUFMG

Planejamento

PORTARIA 10 2023 Comissão de Planejamento Estratégico MP

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